Universidade Federal do Espírito Santo - Centro Tecnológico - Depto. Informática

Disciplina de

Cálculo Numérico

para o Curso de Graduação em Física (Noturno)

Semestre 2002/1


 

 Programa Bibliografia Método de Avaliação Cronograma Trabalho Computacional Cálculo da Média Final

Voltar para a página de Cursos do Saulo

     Programa

Voltar para o topo



    Bibliografia

 

Voltar para o topo

 



    Método de Avaliação

Serão aplicadas 3 provas parciais, individuais, além de um trabalho escrito, apresentado pelos alunos (trabalho em grupo), cada uma destas notas valendo de 0 (zero) a 10 (dez).

A média parcial é calculada como a seguir:

       MP = 0.3 (P1)   +   0.3 (P2)    +   0.3 (P3)  +   0.3 (Seminário) 

OU SEJA:

    se obtiver 100% de aproveitamento em todas as provas e no trabalho, a média parcial do aluno chegaria a 12 !! Obviamente, a média parcial colocada na pauta final vai até o máximo de 10 (dez).

Voltar para o topo



    Cronograma


 

  Trabalho Computacional

  1. O trabalho computacional é optativo. Quem tiver nota suficiente para passar sem fazer o trabalho pode optar por não fazê-lo, ou simplesmente não apresentá-lo.
  2. O trabalho computacional poderá ser feito por grupos de até 4 pessoas. Não existe a possibilidade de grupos com 5 pessoas. Nem venha solicitar.
  3. Cada grupo irá escolher um tema diferente para analisar, modelar, implementar, executar testes, analisar resultados e apresentar o relatório. O formato do relatório será descrito a seguir.
  4. A implementação deverá ser feita em MatLab ou equivalente.

    NT = NTg * NTi / 10

       

    • ou seja: um aluno que tirar zero na defesa, fica com zero no trabalho. É isto mesmo: zero !!
    • ou seja: de preferência, não copiem os trabalhos. Ou, se quiser copiar, estude-os bem, para responder às questões que irei fazer. Não adianta copiar e não saber.

Voltar para o topo


 

  Sobre Aulas em Laboratório

Estou tentando conseguir um aluno de computação para ministrar aulas de Linux e Octave (ou algum equivalente ao MatLab para Linux). Se conseguir, usaremos as aulas livres do fim do semestre e (talvez) as de sistemas de equações diferenciais para treinar o pessoal no uso da ferramenta. Irei contratar o aluno do meu próprio bolso, aceitando um apoio financeiro ESPONTÂNEO da turma. Neste caso, não quero saber quem está auxiliando e quem não está, e este irá diretamente do representante da turma para o aluno "estagiário".

O correto seria a UFES oferecer o monitor para a disciplina. Mas não temos dinheiro! A UFES reduziu as bolsas de monitoria por contenção de despesas !

Se conseguir o aluno, então teremos aulas práticas.

Senão, não teremos.

Quanto ao uso do laboratório, ficou claro que a maior parte dos alunos tem computador em casa. Tentaremos trabalhar com algum software que seja disponível para Linux E Windows.

Voltar para o topo