para o Curso de Graduação em Física (Noturno)
Semestre 2002/1
Programa | Bibliografia | Método de Avaliação | Cronograma | Trabalho Computacional | Cálculo da Média Final |
Voltar para a página de Cursos do Saulo
Cálculo Numéricos - Aspectos Teóricos e Computacionais, M.A.G. Ruggiero & V.L. da Rocha Lopes, Makron Books do Brasil,
apostila de Introdução ao Matlab, de Cataldo, Sampaio & Riquelme, AEB-PUC
Curso do Prof. Raymundo de Oliveira (UFRJ): repare bem nas listas de exercícios e provas.
Cursos do Prof. Pedro Tonelli (USP): listas de exercícios, aulas, links..( Edição de 1999 e Edição de 2001)
Curso do Prof. Francisco A.M. Gomes (UNICAMP): aproveite os trabalhos computacionais
Diversos cursos na Universidade do Minho (muitos, e muito bons)
Curso do Prof. João Pedro Pedroso, da Univ. Porto (muitos exercícios interessantes) novo (julho)
Curso do Laborat. de Comp. Alto Desemp., da USP (um EXCELENTE livro grátis na Internet) novo (julho)
Raízes de Funções e Solução de Sistemas de Equações Não-Lineares
Solução de Sistemas Lineares: Métodos Exatos e Métodos Iterativos
Aproximação de Funções: Mínimos Quadrados (incluindo funções trigonométricas); Interpolação Polinomial
Integração Numérica, Solução de Equações Diferenciais Ordinárias e Parciais
Curso de Cálculo Numérico do Prof. Jorge Lucero, da UnB: listas de exercícios, e uma lista de links que inclui...
- Numerical Recipes. Livro e programas C/FORTRAN on-line.
- Matlab. Estado-da-arte em software para cálculo numérico
- Octave. Clone público (GPL) do Matlab (Site oficial).
- Sourceforge tem links para vários softwares, inclusive o Octave para Windows
- Scilab. Software público estilo Matlab.
- Numerical Analysis FAQ
- Numerical Methods. Links sobre métodos numéricos.
- Mathtools.net. Links para computação científica.
- What every computer scientist should know about floating point arithmetic (David Goldberg, ACM Computing Surveys, pp. 5-48, vol. 23#1, 1991). Excelente material de leitura.
Serão aplicadas 3 provas parciais, individuais, além de um trabalho escrito, apresentado pelos alunos (trabalho em grupo), cada uma destas notas valendo de 0 (zero) a 10 (dez).
A média parcial é calculada como a seguir:
MP = 0.3 (P1) + 0.3 (P2) + 0.3 (P3) + 0.3 (Seminário)
OU SEJA:
se obtiver 100% de aproveitamento em todas as provas e no trabalho, a média parcial do aluno chegaria a 12 !! Obviamente, a média parcial colocada na pauta final vai até o máximo de 10 (dez).
Aula | Data | Tema | Prova |
1 | 11/06 | apresentação | |
2 | 13/06 | re-apresentação | |
3 | 18/06 | erros | |
4 | 20/06 | raízes de funções - idéia geral | |
5 | 25/06 | raízes de funções - exercícios | |
6 | 27/06 | raízes de funções - teoria | |
7 | 2/7 | Resolução de Sistemas Lineares - métodos diretos e iterativos - idéia geral | |
8 | 4/7 | Resolução de Sistemas Lineares - exercícios | |
9 | 9/7 | Resolução de Sistemas Lineares - teoria | |
10 | 11/7 | aula de exercícios - revisão / aula prática em laboratório | presença livre |
11 | 16/7 | aula de exercícios - revisão / aula prática em laboratório | presença livre |
12 | 18/7 | aula de exercícios - revisão / aula prática em laboratório | presença livre |
13 | 23/7 | sist. de equações lineares: eliminação de
Gauss, LU, Gauss-Seidel e Gauss-Jacobi raízes de funções:bissecção, Posição Falsa, Newton-Raphson; Métodos |
PROVA P1 |
14 | 25/7 | Interpolação e ajuste de curvas - idéia geral |
|
15 | 30/7 | Interpolação e ajuste de curvas - exercícios |
|
16 | 1/8 | Interpolação e ajuste de curvas - exercícios | |
17 | 6/8 | Interpolação e ajuste de curvas - teoria | |
18 | 8/8 | aula de exercícios - revisão / aula prática em laboratório | presença livre |
19 | 13/8 | aula de exercícios - revisão / aula prática em laboratório | presença livre |
20 | 15/8 | prova (Interpolação e ajuste de curvas) | PROVA P2 |
21 | 20/8 | Integração Numérica - idéias gerais | |
22 | 22/8 | Integração Numérica - exercícios | |
23 | 27/8 | Integração Numérica - teoria |
|
24 | 29/8 | Resolução de Equações Diferenciais - idéia geral | |
25 | 3/9 | Resolução de Equações Diferenciais - exercícios | |
26 | 5/9 | Resolução de Equações Diferenciais - exercícios | |
27 | 10/9 | Resolução de Equações Diferenciais - teoria | |
28 | 12/9 | aula de exercícios - revisão / aula prática em laboratório | presença livre |
29 | 17/9 | aula de exercícios - revisão / aula prática em laboratório | presença livre |
30 | 19/9 | prova (Integração Numérica e Equações Diferenciais) | PROVA P3 |
31 | 24/9 | entrega dos trabalhos computacionais - entrevistas | |
32 | 26/9 | entrega dos trabalhos computacionais - entrevistas | |
33 | 1/10 | entrega dos trabalhos computacionais - entrevistas | |
34 | 3/10 | entrega dos trabalhos computacionais - entrevistas | |
35 | 8/10 | prova final | |
36 | 10/10 |
NT = NTg * NTi / 10
- ou seja: um aluno que tirar zero na defesa, fica com zero no trabalho. É isto mesmo: zero !!
- ou seja: de preferência, não copiem os trabalhos. Ou, se quiser copiar, estude-os bem, para responder às questões que irei fazer. Não adianta copiar e não saber.
Estou tentando conseguir um aluno de computação para ministrar aulas de Linux e Octave (ou algum equivalente ao MatLab para Linux). Se conseguir, usaremos as aulas livres do fim do semestre e (talvez) as de sistemas de equações diferenciais para treinar o pessoal no uso da ferramenta. Irei contratar o aluno do meu próprio bolso, aceitando um apoio financeiro ESPONTÂNEO da turma. Neste caso, não quero saber quem está auxiliando e quem não está, e este irá diretamente do representante da turma para o aluno "estagiário".
O correto seria a UFES oferecer o monitor para a disciplina. Mas não temos dinheiro! A UFES reduziu as bolsas de monitoria por contenção de despesas !
Se conseguir o aluno, então teremos aulas práticas.
Senão, não teremos.
Quanto ao uso do laboratório, ficou claro que a maior parte dos alunos tem
computador em casa. Tentaremos trabalhar com algum software que seja disponível para
Linux E Windows.