UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO
MESTRADO EM INFORMÁTICA


 
 
 
 
 
 
 
 
 
MEDIADOR - Um ambiente para aprendizagem orientada a projetos com suporte inteligente à mediação.


Por:

Silvana Rossy de Brito
 
 
 
 
 

Orientador
ORIVALDO DE LIRA TAVARES - D.Sc

Co-orientador
CREDINE SILVA DE MENEZES - D.Sc.


VITÓRIA ES

Dezembro 2001



 

RESUMO





Dentre as várias abordagens pedagógicas existentes, a pedagogia de projetos se apresenta como uma abordagem que valoriza a aprendizagem significativa, a cooperação e a colaboração entre aprendizes e mediadores. Um ambiente virtual para aprendizagem orientada a projetos deve ser especialmente modelado para contemplar as características dessa modalidade de aprendizagem.

Este trabalho apresenta um ambiente virtual para a aprendizagem orientada a projetos com suporte inteligente à mediação, modelado em três camadas: camada de interação, camada de projetos e camada de inteligência. Na camada de interação estão localizados os serviços básicos de interação entre os participantes do processo de aprendizagem (aprendizes, mediadores, colaboradores, etc). Na camada de projetos estão as ferramentas para apoio ao desenvolvimento de projetos e na camada de inteligência estão as diversas organizações de agentes montadas para facilitar o uso do ambiente de aprendizagem.

Este trabalho apresenta o MEDIADOR, um ambiente virtual para a aprendizagem orientada a projetos contemplando a modelagem da camada de interação, da camada de projetos e de uma organização de agentes (na camada inteligente) para facilitar o trabalho dos mediadores. Apresenta também a implementação de um protótipo desse ambiente.