Orivaldo de Lira Tavares
tavares@inf.ufes.br
Silvana Rossy de Brito,
srossy@inf.ufes.br
Crediné Silva de Menezes
credine@inf.ufes.br
Renata Silva Souza,
rsouza@inf.ufes.br
Universidade Federal do Espírito Santo – UFES
Centro Tecnológico - Mestrado em Informática
Av. Fernando Ferrari, s/n
Campus Universitário de Goiabeiras, CT-VII
CEP 29060-900, Vitoria – ES – Brasil
Tel (027) 335-2654
Resumo
Este trabalho discute o processo de aprendizagem cooperativa a distância,
apoiado por ambientes interativos de aprendizagem. Identifica as etapas
desse processo e as atividades do mediador nos cursos a distância
baseados em projetos. Em diferentes etapas desse processo, o mediador precisa
intervir, o que pode requerer o apoio de sistemas de informação
e tomada de decisão. A partir das experiências dos autores
com cursos a distância, orientados a projetos, e ambientes de aprendizagem
cooperativa, define uma taxionomia dos problemas relatados e especifica
os requisitos para ferramentas que, quando incorporadas a um ambiente de
aprendizagem cooperativa baseada em projetos, possam potencializar o desempenho
de cada mediador.
Palavras-chave
Ambientes de aprendizagem cooperativa, educação a distância, processo de aprendizagem.