Sistema de Recuperação da Informação II

Perspectiva

Esta disciplina cobre um conteúdo de grande importância nos dias atuais e, portanto, vital ao currículum de um profissional de Ciência da Informação que pleteie um lugar no mercado de trabalho, hoje tão competitivo. E por falar em mercado de trabalho, uma primeira leitura fortemente recomendada é o artigo A Formação Profissional no Século XXI: Desafios e Dilemas escrito por Edna et al. em CInfo v.31,n.3-2002. Este artigo fala dos desafios do ensino e da postura profissional do cientista da informação no nosso século.

Assim como outros cursos por mim ministrados, este curso demandará do aluno uma carga de trabalho extra-classe de pelo menos 2 horas semanais. Portanto, o aluno deve verificar sua disponibilidade de tempo diante de outras atividades que o mesmo possa estar levando a cabo concomitantemente ao curso. Através disso, avaliar se será capaz de conciliar tais outras atividades com o curso.

A dinâmica da disciplina demandará do aluno, além do livro texto, leitura de vários artigos técnicos especializados, apresentação de alguns seminários e trabalhos escritos ao longo do curso. Avaliação em forma convencional baseada em provas não está descartada. No programa do curso você encontrará descrição mais detalhada do curso.

É importante salientar que o curso tem um carater eminentemente prático. Por prático quero dizer que do aluno será cobrado uma desenvoltura no uso de modernas ferramentas de busca e Recuperação da Informação, conhecimento sobre criação, manipulação de tabelas e acesso à base de dados é esperado. Utilização de base de dados públicas tais como SCIELO, MEDLINE (e outras) é fundamental para o bom aproveitamento nesse curso.

Além disso, se você tem vontade para aprender e disposição para trabalhar, seja bem vindo ao curso.

Voltar



Elias Oliveira 2005-01-25