Vítor E. Silva Souza

Contato:
vitor.souza@ufes.br
+55 (27) 4009-2196

Curriculum Vitae (CNPq Lattes) Google Scholar

Se você tem interesse em trabalhar comigo, existem oportunidades em Iniciação Científica (IC), Projeto de Graduação (PG), Mestrado e Doutorado.

Iniciação Científica

Oportunidade voltada para alunos de graduação da UFES, em especial dos cursos de Ciência da Computação e Engenharia de Computação, que estejam preferencialmente já na segunda metade do curso (a partir do 4º ou 5º período, por exemplo). A duração do trabalho é de um ano e pode ser renovada como IC no ciclo seguinte ou continuada no contexto de um Projeto de Graduação para conclusão do curso.

Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da UFES publica anualmente (por volta do mês de Abril) um edital para inscrição no Programa Institucional de Iniciação Científica (PIIC) como voluntário ou concorrendo a uma bolsa (veja os valores das bolsas oferecidas pelo CNPq e pela FAPES). Os alunos são classificados de acordo com o currículo acadêmico do professor e a nota dada ao projeto de pesquisa entregue no momento da inscrição.

O resultado da seleção é, em geral, divulgado no mês de julho e o aluno trabalha de agosto até julho do ano seguinte, tendo que entregar um relatório parcial por volta de janeiro/fevereiro. Além de entregar um relatório final, o aluno deve produzir um poster e apresentá-lo na Jornada de Iniciação Científica da Ufes, que ocorre por volta do mês de novembro após a conclusão do projeto. Documentos com informações e modelos de relatórios se encontram na página do PIIC no site da PRPPG.

Os projetos de IC que oriento em geral estão relacionados com outras pesquisas que realizo e tem envolvido, nos últimos anos, o desenvolvimento de ferramentas para apoiar métodos (ex.: FrameWeb) ou a condução de experimentos para validar resultados de pesquisa.

Caso você queira ter uma ideia sobre a rotina de trabalho após já estar sob minha orientação, leia as dicas para meus alunos de IC.

Sugere-se que alunos interessados nesta oportunidade me procurem até o final do mês de março. A partir do lançamento do edital, caso não tenha ainda candidatos, costumo conduzir ampla divulgação da oportunidade de IC e selecionar os candidatos baseado em histórico acadêmico.

Trabalho de Conclusão de Curso

Vide a página Orientação de TCCs.

Mestrado

Oportunidade voltada para profissionais de nível superior (já formados em curso de graduação) das áreas afins às linhas de pesquisa do Programa de Pós-Graduação em Informática (PPGI) da UFES (ex.: Ciência da Computação, Engenharia de Computação, Sistemas de Informação, e afins). Em particular, minha pesquisa encontra-se na linha de Sistemas de Informação, no âmbito do grupo de pesquisa NEMO, nas áreas de Modelagem Conceitual e Engenharia de Software, mais especificamente nos campos de Engenharia de Requisitos, Engenharia Web e a publicação de dados interligados (Linked Data) na chamada Web Semântica (veja alguns dos trabalhos já orientados, procurando pelas dissertações de mestrado). A duração do mestrado é de, no máximo, 2 anos e meio.

O objetivo do mestrado é participar de pesquisa científica realizada pelo professor orientador. Diferentemente do doutorado, em que o aluno deve encontrar um novo problema de pesquisa dentro de uma área, no mestrado o orientador direciona o aluno para um problema de pesquisa que ele já sabe que existe para que o aluno desenvolva. De modo geral, o trabalho envolve pesquisa bibliográfica de trabalhos relacionados, o desenvolvimento de propostas em termos de linguagens, processos/métodos, ferramentas, etc. e a validação das propostas por meio de experimentos e/ou simulações.

Além do trabalho de pesquisa, o PPGI exige que o aluno cumpra créditos por meio de disciplinas, estágio em docência (no caso do aluno receber bolsa) e estudos dirigidos. Antes de ingressar no mestrado, recomenda-se que o aluno leia atentamente o edital vigente (caso a página de processos seletivos não esteja atualizada, busque nas notícias) e familiarize-se com o regimento do PPGI e o regimento geral da pós-graduação na UFES.

Muito importante: analise com cuidado a lista de documentos exigidos para inscrição no edital (é possível que se exija ou se recomende participação no POSCOMP, que ocorre anualmente por volta de setembro, inscrições em agosto), bem como as datas de inscrição, matrícula, etc. para não perder nenhum prazo, pois não é possível aceitar nada em atraso. Caso o edital para o semestre desejado não tenha saído ainda, veja o do ano anterior para se ter uma ideia, pois é provável que as regras e datas se repitam. Por exemplo, se deseja entrar no mestrado no início de 2021, mas o edital 2021/1 ainda não está disponível, leia o edital 2020/1 para ter uma ideia.

Caso você queira ter uma ideia sobre a rotina de trabalho após já estar sob minha orientação, leia as dicas para meus alunos de Mestrado.

Sugere-se que alunos interessados nesta oportunidade me procurem o quanto antes, pois isso pode influenciar no número de vagas que eu pretendo oferecer no próximo edital. No máximo, o aluno deve me procurar até o limite do período de matrícula, de acordo com o edital em que foi aprovado, porém depende de eu ter oferecido vagas e ainda não as ter preenchido.

Doutorado

Oportunidade voltada para profissionais de nível superior que já concluíram curso de Mestrado em área afim às linhas de pesquisa do Programa de Pós-Graduação em Informática (PPGI) da UFES. Em particular, minha pesquisa encontra-se na linha de Sistemas de Informação, no âmbito do grupo de pesquisa NEMO, nas áreas de Modelagem Conceitual e Engenharia de Software, mais especificamente nos campos de Engenharia de Requisitos, Engenharia Web e a publicação de dados interligados (Linked Data) na chamada Web Semântica. A duração do doutorado é de, no máximo, 5 anos, porém espera-se que o aluno conclua em 4 anos.

O objetivo do doutorado é formar um pesquisador. Diferentemente do mestrado, em que o aluno é inserido numa pesquisa pelo professor, o aluno de doutorado deve encontrar um novo problema de pesquisa de forma mais autônoma, bem como procurar desenvolver sua independência, ainda que sob supervisão de seu orientador. De modo geral, o trabalho envolve atividades análogas àquelas do mestrado — pesquisa bibliográfica, desenvolvimento de propostas, validação, etc. — porém exige um maior ineditismo da contribuição científica e uma contribuição significativamente maior (leia-se, mais artigos publicados).

Assim como no mestrado, além do trabalho de pesquisa o PPGI exige que o aluno cumpra créditos por meio de disciplinas, estágio em docência e estudos dirigidos, porém boa parte dos créditos pode ser aproveitada do mestrado. Antes de ingressar no doutorado, recomenda-se que o aluno leia atentamente o edital vigente (caso a página de processos seletivos não esteja atualizada, busque nas notícias) e familiarize-se com o regimento do PPGI e o regimento geral da pós-graduação na UFES.

Caso você queira ter uma ideia sobre a rotina de trabalho após já estar sob minha orientação, leia as dicas para meus alunos de Doutorado.

Alunos interessados nesta oportunidade podem me procurar a qualquer momento visto que, ao menos no momento da escrita desta página, o PPGI vem lançando editais de seleção para o doutorado em fluxo contínuo.