Vítor E. Silva Souza

Contato:
vitor.souza@ufes.br

Curriculum Vitae (CNPq Lattes) Google Scholar

O Edital do Programa Institucional de Iniciação Científica (PIIC) da UFES, para o ciclo 2024-2025 teve as inscrições de subprojetos encerradas no dia 24 de junho. Até dia 14 de agosto poderão ser indicados(as) estudantes aos subprojetos que ainda não tenham estudante alocado(a).

Temos oportunidades para alunos de graduação dos cursos de Ciência da Computação, Engenharia de Computação e cursos afins que estiverem interessados em trabalhar comigo. Leia abaixo…

Projetos e subprojetos

Em um ciclo de Iniciação Científica, os(as) estudantes trabalham em subprojetos ligados a projetos que o(a) orientador(a) cadastra junto à Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PRPPG).

Este ano, as oportunidades de pesquisa sob minha orientação estão relacionadas a um projeto de pesquisa com foco no método FrameWeb.

Projeto “Evolução do método FrameWeb (Framework-based Design Method for Web Engineering): aprimoramentos para uso na prática

Para o edital 2024-2025, foi cadastrado um único subprojeto vinculado ao projeto acima:

• Experimentação e evolução das ferramentas FrameWeb: o método FrameWeb (mais sobre ele aqui no site ou no site do NEMO) é um método de projeto de sistemas de informação para a Web que são construídos com o uso de frameworks populares, como frameworks de mapeamento objeto/relacional, de injeção de dependências, de autenticação/autorização, etc. O método vem sendo desenvolvido por alunos de pós-graduação, com participação de alunos de graduação (IC ou TCC) no desenvolvimento de suas ferramentas. Atualmente, um plug-in para o editor UML Visual Paradigm, que inclui suporte para criação dos modelos e um gerador de código-fonte, vem sendo desenvolvido. Este subprojeto visa experimentá-lo em contextos reais de desenvolvimento de sistemas Web, identificar pontos de melhoria, implementar evoluções nas ferramentas (plug-ins do Visual Paradigm são implementados em Java) e ajudar em sua popularização, ou seja, que ela possa ser usada por desenvolvedores Web na prática.

Se preferir, você pode ler o subprojeto na íntegra, usando os links abaixo:

Subprojeto “Experimentação e evolução das ferramentas FrameWeb

Pré-requisitos e perfil do aluno

Além de ser aluno de graduação da UFES no curso de Ciência da Computação ou de Engenharia de Computação (outros cursos podem ser considerados em casos excepcionais), o único pré-requisito que exijo é que o aluno já tenha sido aprovado na disciplina de Programação Orientada a Objetos (antiga Programação III, Programação Aplicada de Computadores na Engenharia Elétrica, etc.) e, portanto, saiba programar em Java.

São também características desejáveis (mas não obrigatórias):

• Já ter feito também as disciplinas de Engenharia de Software, tendo sido aprovado com boas notas;
  • Ter dedicação de 20h semanais à Iniciação Científica;
  • Querer fazer parte do NEMO;
  • Estar aberto a prosseguir na trilha acadêmica: continuar o trabalho da IC num Projeto de Graduação e seguir para o Mestrado.

Como se candidatar

Alunos interessados devem entrar em contato comigo, preferencialmente enviando seu histórico parcial da UFES e indicando se possui algum dos diferenciais listados acima.

Sugiro também a leitura da minha página de oportunidades de orientação e de dicas para alunos de IC. Se ainda ficar alguma dúvida, estou à disposição também para conversar.

Se conhecer potenciais interessados, por favor ajude a divulgar! Obrigado!