Objetivo:
A disciplina tem como objetivo geral ensinar os conceitos básicos de Computação Gráfica 2D e 3D visando a representação da informação e sua respectiva visualização em dispositivos gráficos. Ao final do curso o aluno será capaz de desenvolver projetos e estudos de casos de sistemas gráficos, voltados para problemas multidisciplinares (ex. engenharia, medicina, telecomunicações e inteligência computacional).
Programa Detalhado:
- Introdução
- O que é Computação Gráfica? / Divisões / Aplicações
- Dispositivos Gráficos
- Dispositivos Gráficos de Entrada
- Dispositivos Gráficos de Saída
- Representação de Informação Visual
- Vetorial
- Discreta
- Formatos de Arquivos Gráficos
- Modelos de Cor
- Modelo de Luz
- Teoria do Tri-Estímulo da Visão Humana
- Modelos Tri-Estímulo
- Transformações afins
- 2D e 3D
- Visualização
- Câmera sintética
- Projeções Geométricas
- Paralela (Oblíqua e Ortográfica)
- Perspectiva
- Animação
- Técnicas de Síntese de Imagens
- Conversão analítica para discreta visual
- Preenchimento de áreas
- Recorte 2-D
- Iluminação
- Textura
- Ray Trace
- Introdução ao Processamento de Imagens Digitais
- Operações lógicas e aritméticas
- Operações de convolução
- Modificação de histograma
- Filtragem no domínio espacial e no domínio da frequência
- Morfologia matemática binária
Trabalhos – Best of (vídeos):
2021/2 – Implementar um jogo de tiro.
- Gabriel Soares Baptista e Marco Antonio Milaneze Oliari
- João Lucas e Humberto Giuri
- Gabriel F. Cipriano e Matheus Lenke Coutinho
2020/2 – Implementar um jogo de luta.
- Luciano Da Silva e Rafael Pedruzzi
- Gabriel Valdino
- Otávio Cózer
- Letícia Navarro
- Juan Calles
2019/2 – Implementar um jogo de tiro com aviões.
- Leonardo Nascimento e Vinicius Berger
- Mikaella Ferreira e Gabriel Wagnitz
- Lucas Ribeiro e Fernando Musso
2018/2 – Implementar um jogo de tiro com submarinos.
- Eduardo Dalapicola e Renato Machado
- Gustavo Duarte e Gabriel Monjardim
2017/2 – Implementar um jogo de tiro com jogadores humanoides com os movimentos das pernas.
- Gabriel Giorisatto
- Luiz Nunes Junio e Rafael Igor Athaydes
2016/2 – Implementar um jogo de corrida com a possibilidade de matar inicmigos.
- Marcus Vinicius Palassi Sales e Gabriel Correa de Macena
2015/2 – Implementar um jogo de helicópteros de guerra dentro de uma arena com posto de combustível.
- Henrique Bertolo Selga e Anderson Borba
- Pablo Santana Satler e Ramon Bambini Moreira
2014/2 – Implementar um jogo de tanques de guerra dentro de uma arena.
- Luiz Felipe Abreu
- Mauricio Carvalho de Oliveira e Henrique Nespoli Castro
- Ranik Guidolini e Joao Ubaldo Xavier Reis