Autor da Teoria | Base | Críticas | Data |
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Skinner, B. F. Skinner, B.F. (1950). Are theories of learning necessary? Psychological Review, 57(4), 193-216. |
O ser humano resulta de uma combinação de sua
herança genética e das experiências que ele adquire na
interação com o seu ambiente. Segundo Skinner, o fator mais importante no condicionamento operante não são os estímulos que antecedem às respostas, mas, sim, os estímulos que as reforçam. Memorização. |
O método da descoberta sem dúvida traz elementos
reforçadores e tem conseqüências benéficas na
aprendizagem e retenção. Entretanto, o método de
descoberta não é uma solução para os problemas da
educação, tendo em vista o fato de uma cultura é tão
forte quanto a sua capacidade de se autotransmitir, e de
que é isso que a educação foi instituída. "É quase impossível ao estudante descobrir por si mesmo qualquer parte substancial da sabedoria de sua cultura, e nenhuma filosofia da educação propõe isso como sistema". |
Máquina de ensinar - 1950 |
Bruner, Jerome S. Teoria do Construtivismo Bruner, J. (1960). The Process of Education. Cambridge, MA: HarvardUniversity Press. |
Estudo com crianças, muito da teoria é ligada a
pesquisa de desenvolvimento de criança (especialmente
Piaget). Bruner enfatiza a aprendizagem por descoberta, ele está mais preocupado em induzir uma participação ativa do aprendiz no processo de aprendizagem. Para a criança aprender deve haver situações de desafio que a levem a resolver problemas. Usar da fase de desenvolvimento da criança para faze-la aprender Fase 1 - Enativa (movimento, respostas motoras) Fase 2 - Icônica (percepção do ambiente e formação de modelos) Fase 3 - Simbólica ( ordena e organiza as imagens com historicidade) Bruner acredita que a solução de muitas questões depende de uma situação ambiental que se apresente como um desafio à inteligência do aprendiz, levando-o a resolver problemas, promovendo a transferência da aprendizagem. Aplicação dos conhecimentos adquiridos a uma nova situação |
Não é necessário memorizar e sim descobrir Desde que o objetivo final da aprendizagem é a descoberta, a única maneira de aprender a heurística da descoberta é através do exercício da solução de problemas e do esforço de descobrir. | 1960 |
Ausubel, D. P. |
Aprendizagem de conteúdo verbal com sentido.
aquisição e retenção de conhecimentos de maneira
"significativa". O resultado é tão eficaz quanto a aprendizagem por "descoberta", mais efetivos por economizarem tempo do aprendiz e serem mais tecnicamente organizados. Ausubel se preocupada mais no processo de instrução com a apresentação de conteúdo com sentido, do que com os processos cognitivos do aprendiz. A programação de matérias deve ser feita por meio de uma série hierárquica ( em ordem crescente de inclusão), com cada organizador avançado precedendo sua correspondente unidade. |
Oposto à matéria sem sentido, decorada ou
aprendizagem mecânica . (tal como memorização de pares
associados ou sílabas sem sentido) Oposto a aprendizagem por descoberta, aprendizagem do conteúdo e a estrutura do material são estabelecidos pelo professor ou responsável pela instrução. |
1963 |
Gagné , Robert M. Em (Gagne,1962), atenção especial foi dada para valores de treinamento militares. Gagne, R. (1962). Military training and principles of learning. American Psychologist, 17, 263-276. |
" Aprendizagem é um processo que permite a organismos vivos modificarem seus comportamentos de maneira bastante rápida e de modo mais ou menos permanente."Esta teoria estipula que há vários tipos diferentes ou nivela de aprendizagem. O significativo destas classificações é aqueles tipos diferentes de aprendizagem que requer tipos diferentes de instrução. Gagne identifica cinco categorias maiores de aprendizagem: informação verbal; habilidades intelectuais; estratégias do cognitivo; habilidade motora; e, atitudes.Não basta ver o comportamento do aprendiz porém analisar o processo de aprendizagem (modelo de aprendizagem e memória). | Posição oposta à de Piaget no sentido em que exclui da categoria aprendizagem as mudanças resultantes do crescimento de estruturas internas. Por exemplo, há mudança de comportamento quando uma criança faz um uso melhor de seus olhos devido ao desenvolvimento da coordenação muscular. Esse fato é atribuído à maturação.O sistema nervoso não substitui a mente no processo de aprendizagem.(crítica a Skiner)Insight não é aprendizagem, é transferência de conhecimento(crítica a Bruner) | 1962 |
Papert, Seymour Construcionismo Papert, S. (1980). Mindstorms - Children, computers and powerful ideas. Brighton, Sussex;Harvester Press. |
Construcionismo é baseado em dois sentidos diferentes de "construção." Isto é baseado na idéia de que pessoas aprendem por estar ativamente construindo novo conhecimento, não por ter informação "enfiada" dentro suas cabeças. Outrossim, construcionismo afirma que aquelas pessoas aprendem com eficácia particular quando elas estão empenhadas em "construir" pessoalmente artefatos significativos (tal como programas de computador, animações, ou robôs). Aprendendo Como para Pensar Um caminho para mudar o jogo (ensino) está em implementar o inovativo ensinando estratégias. Papert dá exemplos de por quê isto é necessário para mudar o estilo corrente para aumentar aprendizagem nas escolas. Correntemente, aprendizagem importante acontece fora dos muros de escola. Nenem aprendem andar, crianças aprendem jogos de vídeo intricados, todo sem o formal ensinando de escola. Lá é um caminho que nós estamos ensinando o currículo requerido diferentemente assim a velocidade de aquisição, podia casar a velocidade com que pessoas aprendem no exterior com a sala de aula? (Papert, 1993) Logo - a linguagem LOGO foi desenvolvida segundo a visão piagetiana de construção do conhecimento e seu uso enfatiza, em termos de desenvolvimento intelectual, a importância do estimulo ao pensamento procedural e do formalismo requerido pelas linguagens de programação.Micromundo | - | LOGO 1980 |
Paulo Freire Paulo Freire, Pedagogy of the Opressed. New York: Continuum 1970 |
A pedagogia da liberdade, exemplificando seu trabalho na América do Sul, procurando estar pronto a aceitação em muitas bases comunitárias, educador popular que organizava ensino para adultos de fora fundar escolas e instituições. Para tal educadores, critica o ensino tradicional validando suas próprias conclusões que a escola fazia parte do problema, contribuindo para a marginalização de minorias e do pobre. Educação para libertação, na visão de Freire, a vontade de desafiar o "giveness" do mundo e habilitar aprender para refletir sobre suas historicamente experiências, apanhando sua realidade imediata e iniciando, a presente, e , mais importante, o futuro. Isto acordaria a vontade do adulto aprender a expectativa de mudar , a força qual, uma vez acordado, procuraria reunir expressões, transformando em ação social.Freire via da educação, aprendizado para levar controle e realizar poder não são objetivos individual, | Critica o ensino tradicional validando suas próprias conclusões que a escola fazia parte do problema, contribuindo para a marginalização de minorias e do pobre. | 1970 |
Piaget, J. Piaget, J. (1929). The Child's Conception of the World. NY: Harcourt, Brace Jovanovich |
O estudo de Piaget de mais de seis décadas e que teve como centro o desenvolvimento da criança, o conceito de estrutura cognitiva é o centro da sua teoria.Princípios:Há quatro estruturas do cognitivo primário:Sensomotor, (0-2 anos)préoperações, (3-7 anos)operações concretas, (8-11 anos)e operações formais, (12-15 anos)Ele vê o professor como facilitador de conhecimento - eles estão lá para guiar e estimulam os estudantes. Permitir a crianças cometer erros e aprendem de eles. Aprendizagem é muita mais significativa se é permitida a criança experimentar sem a interferência de professor. | - | 1929 |
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