Ambiente de apoio à mediação da aprendizagem :
Uma abordagem orientada por processos e projetos

Orivaldo de Lira Tavares
tavares@inf.ufes.br

Silvana Rossy de Brito,
srossy@inf.ufes.br

Crediné Silva de Menezes
credine@inf.ufes.br

Renata Silva Souza,
rsouza@inf.ufes.br

Universidade Federal do Espírito Santo – UFES
Centro Tecnológico - Mestrado em Informática
Av. Fernando Ferrari, s/n
Campus Universitário de Goiabeiras, CT-VII
CEP 29060-900, Vitoria – ES – Brasil
Tel (027) 335-2654

Artigo Completo
 

Resumo

Este trabalho discute o processo de aprendizagem cooperativa a distância, apoiado por ambientes interativos de aprendizagem. Identifica as etapas desse processo e as atividades do mediador nos cursos a distância baseados em projetos. Em diferentes etapas desse processo, o mediador precisa intervir, o que pode requerer o apoio de sistemas de informação e tomada de decisão. A partir das experiências dos autores com cursos a distância, orientados a projetos, e ambientes de aprendizagem cooperativa, define uma taxionomia dos problemas relatados e especifica os requisitos para ferramentas que, quando incorporadas a um ambiente de aprendizagem cooperativa baseada em projetos, possam potencializar o desempenho de cada mediador.
 

Palavras-chave

Ambientes de aprendizagem cooperativa, educação a distância, processo de aprendizagem.